sexta-feira, 10 de maio de 2013

Sobre olhos preguiçosos, novas ciências e o preço da saúde




Aos 26 anos ela foi tirar a primeira carteira de motorista e descobriu que não enxergava de um olho. O outro olho, "o bom", precisava de um pouco de grau, por isso a oftalmologista que a atrendeu prescreveu óculos. Chegou até mim porque, depois de um ano, as lentes já estavam muito arranhadas:

- Fiz uma lente boa, mas trabalho como servente, uso muito produto de limpeza, às vezes os óculos embaçam e acabo limpando na roupa mesmo... Isso danificou as lentes... Do olho direito eu não enxergo, a oftalmologista disse que não tem mais jeito, que eu precisaria ter usado tampão até os 7 anos... Eu perguntei até se não haveria cirurgia, ela disse que não, foi taxativa: "O problema que tens é irreversível!" . Perguntei o que eu tinha no olho e ela escreveu num papel: "hipermetropia e astigmatismo", só que eu acho estranho, porque pesquisei na internet e vi que para esses problemas existe cirurgia! No Detran escreveram na minha habilitação "monovisão". O que é isso exatamente?

- Hipermetropia e astigmatismo são dois "problemas visuais" que estão localizados no globo ocular. Se fosse só isso haveria tanto correção óptica quanto cirúrgica.  Acontece que o que tu tens está localizado depois do globo ocular, o problema está na comunicação entre o olho e o cérebro. Popularmente isso é chamado de "olho preguiçoso" ou "olho vago", tecnicamente chamamos de ambliopia. "Monovisão" significa que enxergas apenas com um olho.

- Nossa! Agora falaste uma coisa que faz todo sentido: eu olho para as imagens e até enxergo, mas parece que o cérebro não consegue interpretar aquilo que estou vendo!

Quando ela me disse isso fiquei toda arrepiada. Da mesma forma que a minha fala fez sentido pra ela, a dela me abriu uma janela importantíssima para o entendimento da ambliopia.

Dia desses eu escutei outro relato interessante de um homem que também descobriu ter um olho amblíope quando foi fazer a habilitação - ele usa lente de contato só no "olho ruim" (porque o "bom" não tem grau nenhum):

- Quando estou com a lente e fecho o "olho bom", demora um tempinho até que a imagem que vejo comece a se formar...

Neste caso específico concluo que a lente de contato foi vendida só para que o oftalmologista ganhasse uns trocados, porque na prática ele continua enxergando com apenas um olho.

Juntando essas informações com a leitura que fiz de alguns casos relatados no livro "O Olhar da Mente" de Oliver Sacks, fico imaginando o grande esforço neurológico que que precisa ser feito por quem possui um olho amblíope. Imagino que seja em função deste esforço que o cérebro acaba suprimindo a visão do "olho ruim".

Até pouco tempo acreditava-se que só se conseguiria estimular a visão do olho amblíope até os 7 ou 8 anos de idade. Hoje já é possível recuperar ambliopias até em adultos, através de uma ciência chamada de Optometria Comportamental (ou Neuro Optometria). É algo bem novo no Brasil. Em Florianópolis existe uma clínica especializada, com profissionais formados na Espanha.

Ao saber disso a moça ficou feliz e triste ao mesmo tempo: feliz por saber que existe solução para olhos que veem mas não conseguem enxergar e triste por constatar que dificilmente conseguirá pagar pelo tratamento.
No Brasil a saúde ainda é mercadoria! E mercadoria cara! Tem muita gente ganhando dinheiro com isso! Não é à toa que o Conselho Federal de Medicina quer impedir a entrada de médicos cubanos em nosso país! Infelizmente a Optometria tende a andar pelo mesmo caminho...
De minha parte continuarei lutando contra a mercantilização da saúde... No momento tudo o que posso fazer é ser solidária à dor de quem não pode pagar pelos cuidados que deveriam ser básicos. Estou iniciando o curso de Optometria Comportamental e quero fazer a diferença. Ainda não sei nem onde inicia esta estrada, mas tenho esperança de encontrar gente que me ajude a trilhá-la!

- Bianca Velloso -

6 comentários:

  1. Olá, Bianca. Meu nome é Marília, moro em Fortaleza-Ce, e também tenho um olho amblíope. Minha história é parecida com a da postagem acima. Segundo os oftalmologistas, tenho 20 graus de miopia no olho direito, enquanto o esquerdo tem apenas meio grau. Disseram-me o mesmo: que o problema deveria ter sido tratado na infância. Na última consulta a que fui, a médica também indicou o uso de lente, para eu ganhar um pouco de campo de visão, e disse que não existia tratamento para o problema. Disse, inclusive, que mesmo que eu fosse à Europa ou aos EUA (como seu pudesse ir...) não adiantaria. Eu não sabia da existência dessa ciência, a Optometria. Gostaria de mais informações (como funciona, a duração, o custo do tratamento). Abraço cordial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa a demora em responder, mais perto de ti tem a Erica: https://www.facebook.com/effigueiredo?fref=ts

      O centro referência no Brasil é aqui em Florianópolis, onde fazemos a formação: http://www.optometriacomportamental.com.br/

      A duração depende do caso e do empenho individual, não tem como te falar sem fazer uma avaliação presencial, é mais ou menos como uma terapia e o custo também fica em torno disso, mais ou menos o que se cobra numa sessão de psicologia, de psicopedagogia, de fonoaudiologia, com algumas variações dependendo do profissional. Eu ainda estou só aprendendo então não atendo casos como o teu, minha optometria é a funcional ainda, aquela que prescreve o grau...

      Se entrares em contato com o Enro do Instituto Thea (o segundo link que te indiquei) ele pode te dar melhores informações, é ele quem coordena o curso aqui no Brasil!

      Um grande abraço e mais uma vez desculpa pela demora,

      Excluir
  2. Boa noite!
    Tbém sou amblíope do olho direito e a uns 6 anos atras descobri pela internet um Oftalmologista e professor na Universidade de Mogi e q tem consultório lá, q trouxe do exterior este tal tratamento para ambliopia em adultos. Fui ao consultório dele, ele me examinou e me esclareceu algumas coisas e me encaminhou para fazer as sessões com a ortoptista. Ela tbém me avaliou e fez uma lista com uma série de "exercícios" q eu faria toda vez q fosse lá (pelo menos duas vezes na semana) e q deveria fazer em casa tbém todos os dias, além de usar tampão no olho q enxerga pelo menos quatro horas por dia. Tentei fazer o tratamento por um tempo mas não consegui pq trabalhava fora, tinha filho adolescente e ainda fazia faculdade, não havia condições de ficar sem enxergar por tanto tempo! Pra mim era impossível seguir o tratamento corretamente, tive q desistir! Depois de um tempo, passei com uma médica especialista em Ambliopia q me afirmou q não há tratamento pro amblíope adulto pois depois de uma certa idade a visão não desenvolve mais. Segundo ela, existem várias propagandas enganosas de profissionais de oftalmologia q querem ganhar dinheiro com um tratamento q "não tem prazo pra terminar, pois depende da dedicação do paciente". Para um adulto q trabalha e tem família trata-se de um tratamento impossível de ser realizado, a não ser q a pessoa tenha dedicação exclusiva a ele (se é q funciona...).
    Eu apenas quis declarar aqui a minha experiência e espero ter colaborado.
    Abç!

    Edneia

    ResponderExcluir
  3. Olá Bianca, me tira uma duvida? Também tenho ambliopia e tive problemas na hora de tirar a carteira, mesmo levando um laudo do oftalmologista dizendo do meu problema, o perito colocou na minha carteira que devo utilizar oculos ou lentes, mas sabemos que elas não resolvem em nada nosso problema. Aconteceu com você a mesma coisa? Já tive problemas em blitz porque o guarda me cobrou o óculos.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, sei que já faz muito tempo esse discussão, minha história é muito parecida coma as de vcs, eu só vim descobrir que não enxergava de um olho ao tirar a CNH, embora lá nao tenha recebido diagnóstico, e o mais interessante é que vou ao oftalmologista desde os 8 anos de idade e usei graus muitos altos 7 no caso, mais eu não entendia pq minha acuidade não era boa mesmo com o uso das lentes corretivas, no caso óculos, pensava q a culpa era minha ao fazer o uso da máquina de Greem, que eu não sabia escolher o melhor grau, depois da CNH fui a dois profissionais e eles deram o mesmo diagnóstico: ambliopia no olho esquerdo e me disseram q é irreversível.Na minha carteira tbm tem a observação A. E agora vou a consultas e não estou conseguindo aferir nenhum grau, e minha visão está extremamente cansada,letras amassadas.A situação chega a ser desesperadora...

    ResponderExcluir
  5. Tenho ambiopia no olho esquerdo. Alguem sabe me dizer como funciona tirar pra tirar a carteira? eu consigo tirar? e quando forem testar meus olhos, eu preciso contar que eu não enxergo e é irreversivel ou eu simplesmente minto dizendo que esqueci meus oculos?
    Gostaria de saber se tem alguma limitação em tirar carteira sendo ambiope.

    ResponderExcluir